Introdução
Plano de Negócios, também conhecido como "plano empresarial" ou em inglês "business plan", é um documento que especifica informações necessárias sobre os objetivos de um negócio e o passo a passo para que esses objetivos sejam alcançados, propiciando maior segurança segurança para o empreendedor, empresa ou investidores.
Um plano de negócios é feito geralmente por empreendedores, quando aparece alguma ideia ou a intenção de iniciar um negócio. Porém, o documento também pode ser utilizado como uma técnica de marketing. Este documento deve reunir informações sobre como o negócio é ou deverá ser, e deve conter uma representação do modelo de negócios a ser seguido.
Para entender melhor, vamos ver alguns exemplos comuns do dia a dia. Ao pensar em construir ou reformar uma casa, preparar uma festa ou organizar uma viagem, é preciso fazer um planejamento de negócio, com bastante cuidado e atenção. Ou seja, tanto a construção ou a reforma da casa, a festa e a viagem não vão acontecer apenas pela vontade, mesmo que você sonhe diariamente com isso. Quando se idealiza algo assim, é preciso contruir um passo a passo e planejar cuidadosamente para que se torne realidade. Pensar é fácil, mas planejar e realmente fazer acontecer é difícil. Por isso que o Plano de Negócios é tão importante.
Imagine a sua viagem dos sonhos. Para que ela realmente aconteça e não fique apenas no pensamento, é preciso escolher o local a ser visitado, o tempo de viagem, calcular quanto tempo irá gastar, pesquisar hoteis, comprar passagens, arrumas as malas, pesquisar sobre a cultura do local, entre muitas outras coisas. Se apenas para fazer uma simples viagem já precisamos dedicar tanto tempo e fazer tantas coisas, imagine então quando o desejo é de abrir um negócio.
Por isso, o plano de negócios pode ser utilizado como um guia, para adicionar informações detalhadas sobre o seu ramo de atuação, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, ajudando a melhorar a efetividade da sua ideia e na gestão da empresa.
Apesar dos nomes parecidos, existem uma diferença entre um plano de negócios e um plano de vendas.
Como já explicamos aqui no curso, o Business Plan, ou Plano de Negócios, é um documento que reúne informações do negócio. Pode ser utilizado tanto no começo de uma empresa, para orientar as principais ações estratégicas, como também para delinear as metas e objetivos do crescimento de uma empresa já existente. Neste documento são adicionados os planos estratégicos, planos de recursos humanos, planos financeiros, planos de produção, plano legal e o plano de marketing.
Já o Plano de Vendas ou Plano de Marketing, é um documento que complementa o Plano de Negócios. Ele é utilizado para reunir informações do ambiente onde a empresa está inserida, identificando tendências que possam ajudar no crescimento, e também barreiras que possam prejudicar, além de detalhar as ações necessárias para que os objetivos de marketing sejam alcançados. Para simplificar: o plano de vendas sempre mostra onde a empresa está, para onde vai e como vai chegar lá. A Prime Cursos também oferece o Curso de Plano de Vendas, então, que tal assinar o curso para complementar este conteúdo? Assim, você terá um conhecimento completo tanto sobre Plano de Negócios, como sobre Plano de Vendas!
Com o Curso de Plano de Negócios da Prime Cursos, você irá aprender a montar um plano de negócios, conhecer o mercado, fazer um planejamento financeiro, e muito mais! Seja bem-vindo (a), aproveite o seu tempo e se dedique ao máximo! Bons estudos!
Objetivos do Plano de Negócios
O plano de negócios é um dos assuntos que mais têm atraído a atenção das pessoas bem-sucedidas nos Estados Unidos. Milhares de livros e artigos têm sido escritos e publicados falando do assunto e propondo fórmulas milagrosas de como fazer um documento que irá revolucionar qualquer empresa. Aqui no Brasil isso também começa a acontecer, devido a intensidade da nova economia (a Internet) e as muitas possibilidades de ganhar dinheiro rapidamente.
Apesar disso, é preciso tomar cuidado ao se escrever um plano de negócios, adicionando apenas informações realmente importantes, e não colocando números e objetivos fora da realidade. Essa maravilhosa ferramenta de gestão e marketing pode, e deve, ser utilizada por todo e qualquer empreendedor que tenha como meta transformar o seu sonho em realidade, porém, sempre seguindo o caminho racional que se espera de um bom gestor.
Como sabemos, é incontestável que apenas raciocínio lógico e razão não são suficientes para determinar o sucesso de uma empresa. Se fosse assim, a arte da administação não poderia ser considerada arte, apenas uma atividade simples e rotineira, onde o feeling do administrador jamais seria utilizado. Apesar disso, existem alguns passos que podemos considerar "padrão", pois devem ser feitos por todo empreendedor.
A arte estará na maneira de como o empreendedor irá traduzir esses passos realizados racionalmente para um documento que simbolize e explore as potencialidades de seu negócio, assim como também os riscos específicos a esse mesmo negócio. Esse é o OBJETIVO de um bom plano de negócios: que seja um instrumento que o empreendedor utilize para expor suas ideias, em uma linguagem simples que os leitores entendam, e, com o foco de mostrar efetividade e possibilidade de sucesso em seu negócio.
"O plano de negócios é uma ferramente que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos, quanto no planejamento de empresas maduras." (Sahlman, 1997, professor da Harvard Business School)
Dica: para aproveitar ainda mais o seu curso, crie uma empresa mentalmente, já que aqui você irá aprender as estapas para criar um plano de negócios! Fazendo isso você poderá facilitar o seu aprendizado!
Exercício
Que tal fazer um pequeno texto descrevendo as principais características do seu negócio:
a) Qual é o seu ramo de atividades?
b) Quais são seus produtos, clientes, serviços?
c) Qual a localização da empresa?
d) Qual o investimento disponível?
e) O que você espera da empresa e do tempo de retorno do capital?
-Construir um plano de negócios é uma excelente e segura maneira de conhecer as características essenciais que podem levar ao sucesso ou ao fracasso da sua empresa. Saber organizar as ideias sobre a viabilidade do negócio é fundamental!
-Pense em um resumo da empresa (o negócio, a história, o seu status atual, projeções futuras).
-Não importa se o seu negócio é de pequeno porte. Lembre-se de que a sua empresa crescerá e você terá pessoas chaves para cada cargo.
-A empresa é familiar? Como será a sucessão?
-Você terá mais de um sócio? Como será a retirada de cada um? E se acontecer de alguém falecer, como ficará a sociedade? Qual a autonomia de cada sócio? E qual a atribuição? Qual sócio poderá tomar decisões?
Exercício 2
Faça uma descrição dos líderes da empresa e suas atribuições. Elabore o seu organograma.
Importante!
O perfil dos gerentes deve combinar habilidades nas áreas técnica e gerencial. A equipe de gerentes deve estar constituída de tal maneira que sirva como suporte e força das áreas-chave relacionadas com os objetivos e metas. Divida as tarefas da empresa, a autonomia de cada um e a remuneração.
-Pesquise e procure saber tudo sobre o seu ramo de atividades.
-O empreendedor deve sempre ter à mão, como cartão de visitas, o plano de negócios de seu empreendimento, feito de maneira detalhada e cuidadosamente revisado.
Informações Importantes
Nesta lição vamos aprender algumas informações importantes que devem ser adicionadas num plano de negócios. Como falamos na lição anterior, o plano de negócios pode ser definido como um documento utilizado para descrever o seu negócio ou seus objetivos para qualquer meta. Os elementos deste documento devem ter uma linguagem fácil, para facilitar o processo. Quem está começando pode perceber que a primeira versão não irá ficar do jeito que imaginava, mas depois você irá refinando até que se aproxime do ideal.
Vamos lá!
É importante incluir num plano de negócios: estratégia competitiva, marca, mercado, clientes e concorrentes, parcerias com fornecedores, franquias, fabricação, gestão, terceirização, equacionamento econômico financeiro. Lembre-se de explicar de uma maneira fácil e objetiva, pois o objetivo é que o plano de negócios seja compreensível.
Informações de empreendedores: adicionar experiências e atribuições
Coloque o nome de cada sócio, suas informações pessoais, descrevendo suas atribuições e experiências, como se fosse um pequeno currículo. Adicione também o que cada pessoa pode fazer para fortalecer o sucesso da empresa. Veja abaixo alguns exemplos de responsabilidades:
Presidente: é a pessoa que desenvolve e mantém a visão da empresa. Seu objetivo é supervisionar as diversas áreas, como o marketing, desenvolvimento de produto, serviço aos consumidores, produção e finanças, etc. Além disso, está em constante busca de novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas com outras empresas. O presidente deve planejar, criar e estabelecer políticas e objetivos do negócio em acordo com a diretoria. Coordenar programas financeiros para prover fundos para novas operações com o objetivo de maximizar retorno sobre investimento e aumentar a produtividade também é uma de suas funções.
Gerente de Marketing: como o próprio nome diz, gerencia o planejamento de mercado, promoção de vendas, merchandising, propagandas, relações públicas, etc. Este profissional deve saber identificar novas oportunidades de mercado e avaliar a sua concorrência. Identificar e determinar estratégias para alcançar mercados estrangeiros também é uma de suas funções.
Gerente de Vendas: administra o staff, treina e faz a avaliação do desempenho para criar e controlar o programa de vendas. Além disso, gerencia as vendas, determinando territórios, quotas e metas, e se relaciona com distruibuidores. Fazer uma análise das estatísticas com o objetivo de formular políticas e assistir revendedores nas promoções de vendas também são funções do gerente de vendas.
Gerente Financeiro: tem como principal função gerenciar o capital de trabalho, que envolve contas a receber, estoques, caixa e títulos negociáveis. Além disso, cria e controla orçamentos de capital e orçamentos de caixa. Também é responsável pela criação de demonstrações financeiras, condições de financiamento e fontes de financiamento externas.
Gerente de P&D: sua função é de coordenar atividades associadas com pesquisa e desenvolvimento de ideias, conceitos, especificações e aplicações para a criação de novos produtos e/ou serviços. Além disso, tem a responsabilidade de supervicionar o desenvolvimento de um produto, incluindo controle de qualidade, desenho, embalagem e distribuição física.
Gerente de Operações: o objetivo desse profissional é dirigir a produção, serviços de campo, compra de materiais, manutenção e serviço ao cliente.
Controller: dirige os assuntos financeiros da organização. Além disso, seu trabalho exige que ele prepare uma análise das demonstrações financeiras e das operações para a gerência. Faz a preparação de análise com a posição financeira da empresa quanto a despesas, entradas e lucro, se baseando nas operações atuais e futuras. Coordenas o planejamento financeiro, preparação de orçamentos e relacionar-se com auditoria externa da contabilidade da empresa também são algumas funções desse profissional.
E qual é o negócio da empresa?
O negócio da empresa é o seu ramo de atuação.
Veja alguns exemplos
Empresa: Fiat
Negócio: carros
Empresa: Honda
Negócio: motos
Dúvida: e o sucesso da empresa, depende de quais fatores? Ou seja, qual é a filosofia da empresa?
Veja o exemplo da marca McDonald's:
Qualidade/Serviço/Limpeza & Valor
Para divulgar sua filosofia aos seus clientes, o McDonald's transcreveu nas toalhas de papel que cobrem as bandejas de serviço um texto explicitando três dos seus Princípios:
Nosso compromisso é seguido ao pé da letra
Qualidade: os ingredientes utilizados pelo McDonald's são selecionados e produzidos sob rígidos padrões internacionais de qualidade. Todos os produtos são feitos para consumo imediato, e por isso estão sempre fresquinhos e saborosos. O McDonald's não fabrica qualquer dos seus ingredientes: tudo é adquirido de fornecedores independentes, sempre os melhores de cada ramo. Eles são responsáveis por marcas tradicionais do mercado e seus centros de produção seguem rigorosamente as especificações e controle de qualidade McDonald's.
Serviço: Rapidez e cortesia são as palavras-chave do atendimento McDonald's. Todos os restaurantes da rede oferecem áreas para fumantes e não fumantes, som ambiente, ar-condicionado e espaços para sentar. E em muitos deles você encontra também rampas e banheiros adaptados para deficientes físicos, cadeiras para bebês, estacionamento e playground. Nossa equipe é treinada para lhe oferecer o melhor atendimento e esclarecer sobre todos os aspectos de um restaurante McDonald's: caso você deseje qualquer informação, basta falar com um de nossos gerentes.
Limpeza: Nosso compromisso é oferecer-lhe o ambiente mais limpo e agradável para sua refeição. A equipe de funcionários se encarrega permanentemente de manter limpos o assoalho, mesas e cadeiras, equipamentos e banheiros. O McDonald's mantém suas portas abertas para você: sempre que quiser visitar o interior de qualquer de nossos restaurantes, basta solicitar ao gerente.
Missão da Empresa
"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."
Peter Drucker
"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."
Philip Kotler
"Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la."
S. Tilles
"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."
Peter Drucker
Então, para gravar: missão = cara da empresa.
Pergunte-se sempre:
a) O que a empresa deve fazer?
b) Para quem deve fazer?
c) Para quê deve fazer?
d) Como deve fazer?
e) Onde deve fazer?
f) Qual responsabilidade social deve ter?
g) Qual responsabilidade ambiental deve ter?
Veja alguns exemplos:
"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável. "McDonald's
"Contribuir para o desenvolvimento social através de ações educacionais, culturais e de apoio às atividades comunitárias, conduzidas através da criação de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente." FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
"Exploração da indústria, do comércio e da importação e exportação de produtos siderúrgicos e de suas matérias-primas, a execução e elaboração de projetos e pesquisas, a mineração, o transporte, a construção civil, a partir de estruturas metálicas e a prestação de serviços de qualquer Natureza." USIMINAS - USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS
Dica de Exercício: que tal escrever sobre a missão da sua empresa?
Não se preocupe, na última lição você aprenderá o passo a passo e mais informações para construir o seu Plano de Negócios!
Setor de Atividade e Forma Jurídica
A constituição formal da empresa é importante e necessária para que ela exista. Devemos definir a maneira pela qual a lei a definirá. Temos:
Empresário em Nome Individual: é nominado por uma única pessoa que pode desenvolver a sua atividade em setores como o comercial, industrial de serviços ou agrícola. Os bens do "Empresário em Nome Individual" passam a estar diretamente incorporados à exploração da sua atividade econômica e os credores de dívidas serão satisfeitos com os bens que constituem a totalidade do seu patrimônio. Ou seja, não existe separação entre o seu patrimônio pessoal e o patrimônio da sociedade que tutela. A responsabilidade do empresário confunde-se com a responsabilidade da sua empresa. O empresário não necessita de capital mínimo e nem de contrato social.
Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada: é constituída por uma pessoa. Há separação entre os bens do indivíduo e os bens da empresa.
Cooperativas: é fundamental consultar um contador para verificar melhor a forma jurídica de sua empresa. Discuta sobre os tributos que deverá pagar.
Sociedade: pode ser limitada ou ilimitada.
Capital social e fonte de recursos: o capital social engloba dinheiro, equipamentos e móveis.
Conhecendo o Mercado
A análise de mercado é o entendimento do mercado da empresa, ou seja, consiste em conhecer seus clientes e seus concorrentes.
"O futuro não é predeterminado. É, pelo menos em parte, sujeito à nossa influência. O nosso interesse deve ser, pois, focalizar futuros previsíveis tanto quanto os que são possíveis e prováveis."
Alvin Tolhe
"As pessoas não compram produtos, mas sim soluções para seus problemas."
Theodore Levitt

Neste passo, é importante conhecer e refletir sobre os seguintes aspectos:
- O produto ou serviço é único?
- Qual o perfil dos potenciais clientes (níveis de rendimento, idade, habilitações acadêmicas, localização geográfica, etc)? É importante conhecer a dimensão do mercado-alvo.
- Quais os produtos e serviços dos concorrentes (analisar o campo competitivo, conhecendo os pontos fortes e fracos e saber identificar que tipo de estratégia pode ser usada para criar obstáculos a esses concorrentes)?
- O seu negócio tem potencial para crescer? E possui possibilidades de uma internacionalização?
Busque analisar:
1. O mercado oferece procura para o seu produto ou serviço, apesar da concorrência existente?
2. Tem mercado, mas a pesquisa feita levou-o a reconsiderar o projeto e necessita de fazer algumas alterações;

Pontos principais:
Estudar o comportamento de quem compra seu produto
- Fatores psicológicos
- Fatores Econômicos
- Elementos comportamentais
- Geografia (onde eles moram?): vizinhos, temperatura da região, trânsito local, forma de locomoção mais comum.
- Perfil (como eles são?)
Pessoas: idade, tamanho da família, sexo, educação, ocupação, renda, etnia, nacionalidade, religião etc.
Empresas: setor, número de funcionários, porte da empresa, anos no negócio, faturamento etc.
Estilo de vida : passatempos, atividades sociais, hábitos ao assistir TV, afiliação a clubes, preferências para férias, etc.
-Analisar os concorrentes: sua empresa poderá competir com outras que já estão há mais tempo no mercado? O que você irá fazer para que as pessoas deixem de ir aos concorrentes e optem pela sua empresa?
-Analisar os fornecedores: ele deve ser capaz de suprir o material ou as mercadorias desejadas, na qualidade exigida, dentro do prazo estipulado e com o preço combinado;
Existem dois jeitos de observar o procedimento. A pesquisa de mercado, de um ponto de vista empresarial, é a maneira de obter respostas sobre questões importantes antes de investir uma quantidade grande de tempo e dinheiro criando um novo produto ou serviço. Já do ponto de vista do consumidor, existem diversas pessoas que gostam de fazer parte de um procedimento de pesquisa de mercado, podendo ainda fazer um pouco de dinheiro participando de grupos de focalização e análise.
Por exemplo:
• contatar as pessoas por telefone
• falar com as pessoas pessoalmente
• enviar um e-mail
• enviar uma carta pelo correio
• reunir pessoas em um grupo e falar com elas
Outro jeito indireto de aprender algo sobre pesquisa de mercado é fazer uma análise do que já está lá fora. Quantas companhias estão fazendo um produto competitivo? Como são seus produtos? Como eles o comercializam? O fato de que eles têm um produto competitivo diz a você que existem clientes lá fora e que você pode acessar o mercado de seu competidor analisando os produtos que ele está produzindo.
Planejamento Financeiro
Um plano financeiro deve mostrar como a empresa irá se comportar ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, análise do investimento, situação histórica, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.
Esta parte do planejamento financeiro deve conter de cinco a seis páginas. É preciso apresentar todas as ações planejadas para a empresa em números. Perguntas importantes que o empreendedor deverá responder neste item são:
-Quanto será necessário para iniciar o negócio?
-Existe possibilidade de recursos para isto?
-Os recursos para o crescimento do negócio virão da onde?
-Para que o negócio seja viável, qual o mínimo de vendas necessário?
-O volume de vendas que a empresa julga atingir torna o negócio atrativo?
-Será atrativa a lucratividade que a empresa conseguirá obter?
Estrutura do Plano Financeiro
1) Investimento Inicial
2) Receitas
3) Custos e Despesas
4) Fluxo de caixa
5) Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista
6) Ponto de Equilíbrio
7) Balanço Patrimonial
Veja agora cada etapa detalhada para fazer um perfeito planejamento financeiro:
Investimento Inicial
Neste item, é necessário especificar os custo com suprimentos, instalações, equipamentos e mobiliário necessários para a fundação do negócio. Estas especificações irão ajudar no levantamento do investimento fixo – ativo permanente – necessário para implantação da empresa. Estes valores devem ser considerados mesmo que a empresa esteja instalada (ou com o objetivo de instalar) numa incubadora, que oferece comumente parte desta estrutura inicial.
Receitas
O empreendedor já determinou a projeção das suas vendas esperadas para o horizonte de cinco anos no item "Projeção de Vendas" do plano de marketing. Tendo estes dados em mãos, juntamente com a definição do preço a ser praticado pelo seu produto/serviço, poderá então visualizar suas vendas em termos de valores, as quais denominamos de receitas.
Custos e Despesas
Nesta etapa, é importante levantar todos os valores que serão gastos para a produção do produto/serviço que a empresa está planejando. Os custos de produção, as despesas relativas ao suporte, à produção, à administração e vendas deverão ser levantados.
Estas despesas poderão ser chamadas de fixas ou variáveis. A diferença entre as duas é a sua relação direta com o volume de produção/vendas ou não, ou seja, as despesas variáveis irão sofrer acréscimos (ou decréscimos) proporcionalmente ao aumento (redução) do volume produzido/vendido, enquanto que as fixas poderão ter aumentos também, mas não diretamente proporcionais à produção/vendas.
Fluxo de caixa
O objetivo básico do fluxo de caixa é o lançamento das entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros por um determinado período de tempo.
Com o fluxo de caixa, o empreendedor conseguirá identificar se haverá excedentes ou escassez de caixa durante o período em questão, de modo que este constitui um importante instrumento de apoio ao planejamento da empresa (principalmente na determinação de objetivos e estratégias).
Com as informações levantadas nos itens anteriores e os investimentos adicionais que porventura venham a ser feitos e retirando-se itens não monetários, o fluxo de caixa pode ser montado.
Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista
O empreendedor poderá utilizar uma planilha para fazer o "Demonstrativo de Resultados" e chegar à lucratividade de seu negócio, com base nos valores já identificados, relativos às entradas e saídas da empresa. Com isso, será possível obter informações cruciais como o retorno que terá sobre o capital investido na empresa e o prazo de retorno sobre o investimento inicial. Isto é muito importante para que avaliar o grau de atratividade do empreendimento.
Por exemplo: você investiria anos de sua vida num negócio que não poderá lhe oferecer um retorno melhor que uma aplicação financeira de baixo risco?
Ponto de Equilíbrio
Calcular o ponto de equilíbrio pode auxiliar o empreendedor a descobrir qual o nível de vendas em que a receita será igual a todas as saídas de caixa da empresa. Isso é muito importante, pois indica qual o nível mínimo de vendas que a empresa deverá manter para que não opere com prejuízos.
Balanço Patrimonial
É conveniente, no caso de empresas já constituídas, apresentar o balanço patrimonial, que permite a visualização das disponibilidades e obrigações de curto e longo prazo da empresa e, assim, uma avaliação da estabilidade da empresa.
Parte Operacional
Layout
O layout é a maneira como os homens, equipamentos e máquinas estão dispostos em uma fábrica. O problema do layout é a locação relativa mais econômica das várias áreas de produção na empresa. Ou seja, é a melhor utilização do espaço disponível que resulte em um processamento mais eficaz, através da menor distância, no menor tempo possível.
Benefícios alcançados:
-aumento da produtividade;
-diminuição do desperdício e do retrabalho;
-maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas;
-melhora na comunicação entre os setores e as pessoas.
Cuidado: observe a legislação vigente.
Exercício!
Defina o que será produzido;
Defina quanto será produzido;
Defina quais componentes serão feitos ou serão comprados;
Defina operações exigidas;
Defina a série de operações;
Defina o tempo padrão de cada operação.
Defina o coeficiente de fabricação (volume de produção/área produtiva);
Defina o número de máquinas solicitado;
Consiga o balanceamento entre as linhas de produção;
Estude as exigências de fluxo;
Defina a relação de todas as operações existentes;
Faça um planejamento de cada posto de operação em função do fluxo necessário;
Identifique necessidades do pessoal de apoio (almoxarifado, manutenção, etc.);
Identifique necessidades do pessoal do escritório (administração, PCP, engenharia, etc.);
Defina exigências espaciais totais para os indiretos;
Saiba identificar e selecionar os equipamentos de manuseio e transporte de material;
Consiga a área alocada;
Desenvolva o tipo de estrutura (prédio) específico para a empresa em questão;
Construa a planta mestre;
Construa a relação de recursos financeiros necessários.
Não podem ser esquecidos:
Conforto e aparência – o aproveitamento do espaço deve ser feito de modo que produza melhor aparência, com a finalidade de poder proporcionar o maior bem-estar possível aos funcionários, independente da posição que ocupem na estrutura.
Economia nas operações – compreende assegurar economia de tempo, assim como o esforço consumido nas operações.
Facilitar o fluxo de pessoas e de materiais – com o objetivo de proporcionar a distribuição mais racional entre móveis, máquinas e equipamentos de modo geral, objetivando minimizar os atropelos, assim como as distâncias mínimas.
O Plano de Negócios
Um empreendedor precisa, ao pensar em buscar um parceiro de Capital de Risco, estruturar a sua ideia, de uma forma clara, objetiva, rigorosa e atraente. Para cada potencial empreendedor, a sua ideia parece-lhe sempre a melhor e a mais importante de todas. Apesar disso, é fundamental saber que, para alguns investidores e nomeadamente para as Sociedades de Capital de Risco, ela aparecerá inicialmente como "apenas mais uma" entre centenas de sugestões que recebem.
É por isso que a ideia/projeto deve ser muito bem definida e bem apresentada, com o objetivo de ultrapassar todas as fases iniciais de análise, e receber uma apreciação final baseada no seu real potencial. O processo e formato tradicional para confirmar este fim passa pela criação do que normalmente se designa por um Plano de Negócios. Existem diversas fontes e análises sobre estudos de avaliação de empresas, modelização financeira, planejamentos estratégicos, etc.
Para melhorar o entendimento, vamos revisar:
O que é um Plano de Negócios?
Um Plano de Negócios é uma estrutura base, primordial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios. Este plano deve focar nas linhas essenciais do projeto, ou seja, deve definir a destinação dos vários tipos de recursos, que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão.
Independente se é necessário algum tipo de financiamento ou empréstimo, o plano de negócios também é fundamental para gerir o negócio. Os negócios precisam de planos que melhorem o seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com suas prioridades.
É importante que o Plano de Negócios tenha sumário, um objetivo, análises de mercado, análises financeiras que sustentem devidamente a ideia que se pretende desenvolver e a identificação dos fatores-chave para que o projeto seja bem-sucedido. Este documento deve ser muito bem planejado, traduzindo a estratégia que se queira programar e que será a base da vida da empresa nos primeiros tempos da sua existência. Para que seja de fácil compreensão e possível de implementar, é importante que o documento seja simples, realista, objetivo e completo!
Fazer um Plano de Negócios é uma maneira lógica e organizada de olhar para os aspectos mais importantes de uma ideia de negócio. Os planos de negócios também são chamados de planos de investimento, planos de expansão, planos operacionais, anuais, internos, de crescimento, planos estratégicos, planos de produto, planos de custo, entre diversos outros nomes, porém, todos com o mesmo objetivo. O plano retrata, em cada uma das diferentes variedades, a situação específica que pretende traduzir e terá maior destaque em alguns de seus componentes. Para entender, como exemplo, se o objetivo é criar um plano apenas para uso interno, que não seja para enviar a investidores ou bancos, talvez não seja necessário adicionar todos os pequenos detalhes que você mesmo já conhece!
-A fundamentação da ideia, face ao mercado subjacente, ou seja, porque é preciso acreditar que a ideia terá sucesso;
-A experiência e a credibilidade da equipe a nível técnico e de gestão;
-A fundamentação técnica da ideia, como por exemplo, no caso de produto;
-Um Plano de Crescimento ou Plano de Expansão (ou ainda um plano de um novo produto focado numa área específica de negócio ou num negócio secundário);
-Dependendo se são ou não dirigidos para a procura de novos financiamentos, estes planos podem ou não ser planos internos;
-Um plano interno, utilizado para determinar as linhas de crescimento ou expansão com recurso à própria empresa, poderá não conter os detalhes financeiros de toda a empresa. Porém, é importante que no mínimo contenha o conjunto de Demonstrações Financeiras.
-Um Plano de Expansão que necessite de novos investimentos deverá incluir uma descrição exaustiva da empresa e o quadro da equipe de gestão, assim como também um plano de apresentação do novo projeto para novos investidores e as respectivas Demonstrações Financeiras;
-Um Plano de Reestruturação também é considerado um Plano de Negócios que inclui um sumário, ou seja, o seu propósito;
-Não use o documento (plano de negócios) apenas como forma de mostrar o quanto você sabe do seu próprio negócio. Nas discussões detalhadas você poderá esclarecer isso. A fundamentação do conhecimento do mercado e da própria ideia deverá ser clara e concisa nos capítulos adequados do plano, mas a inclusão de análises mais detalhadas deverá estar em anexos;
-As pessoas deixavam-se impressionar favoravelmente por planos extensos há anos atrás. Hoje em dia, ninguém demonstra interesse se o plano de negócios possui mais de 40 páginas ou se não tem um sumário com um máximo de 4 ou 5. Ou seja, quanto mais objetivo, melhor;
-Evite frases típicas. Seja conciso, criativo e objetivo. Os investidores irão avaliar o seu projeto e convém que não sejam distraídos por informações desnecessárias.
Modelo de Plano de Negócios
Parte 1 - Como fazer a capa do seu Plano de Negócios
A primeira parte do seu Plano de Negócios que será visualizada é a capa. Ela deve ser simples, objetiva e transmitir a mensagem da maneira mais clara possível para o leitor. De acordo com especialistas, o ideal é montar a estrutura do plano e deixar a escolha do papel, impressões e outros detalhes (que podem fazer toda a diferença da apresentação) para o final do projeto. Tenha cuidado para não exagerar, quanto menos melhor.
A capa deve conter:
-Nome da empresa
-Endereço da empresa
-Telefone da empresa
-Logotipo, se a empresa tiver
-Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa (dados do gerente e principais pessoas-chave da empresa);
-Data (mês e ano) em que o plano foi feito;
-Número da cópia;
-Nome de quem fez o Plano de Negócios.
Parte 2 - Sumário Executivo
O que é? Como fazer?
Essa pode ser considerada a parte mais importante de um plano de negócios. A primeira coisa a ser lida pelos potenciais investidores é o sumário executivo, por isso, deve ser bem explicado.
Nesta parte você deve convencer o leitor que o seu negócio é bom e vale a pena. Analise qual o seu público- alvo, seus pontos fortes e suas vantagens. O sumário deve ser feito depois de tudo ser analisado, e é nessa parte que você deverá mostrar a viabilidade do seu negócio. Use o bom senso e não escreva mais que duas páginas! Isso porque o conteúdo será mais detalhado nos capítulos seguintes. O sumário executivo deve ser claro, objetivo e atraente. Além disso, deve demonstrar a empresa, o cenário e o negócio.
Lembre-se de que não se trata de uma introdução, mas sim de um sumário com seus pontos mais importantes!
O sumário deve conter:
- Objetivos: indicar como a empresa está estruturada, e incluir suas atividades, produtos e serviços. Dados do empreendimento;
- Atribuições, direitos e deveres dos responsáveis: é indicado adicionar qual a formação, o conhecimento e a experiência de cada profissional;
- Dados dos serviços/produtos;
- O mercado: necessidades dos consumidores;
- Parceiros: se houver a necessidade de parceiros, coloque quais e justifique o motivo;
- Missão da empresa;
- Projeção financeira: coloque a expectativa para no mínimo três anos;
- Enquadramento tributário;
- Previsão de vendas: explique a projeção da demanda, expectativas a longo e curto prazo;
- Vantagem competitiva: qual a diferenciação no mercado;
- Forma jurídica;
- Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
- Setores de atividades;
- Fonte de recursos.
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
- Dados do empreendimento
- Pontos importantes no desenvolvimento do projeto
- Estratégia Comercial
- Motivação e objetivos dos participantes no processo
- O Projeto / Produto / Ideia
- O Histórico da Companhia e/ou dos seus sócios
- A nova ideia e o seu posicionamento no mercado (caso de financiamento necessário)
Resumo dos principais pontos do plano de negócio
O que é? Como fazer?
Aqui você deverá fazer um curto relato com suas principais características, incluindo:
-o que é o negócio;
-qual a localização da empresa;
-os principais produtos/serviços;
-o total de capital a ser investido;
-quem serão seus principais clientes;
-qual será o faturamento mensal;
-quanto de lucro espera obter do negócio;
-quanto tempo de retorno espera obter do capital investido.
Que tal pegar um papel e praticar? Faça um resumo com as informações que acabamos de citar, ou seja, adicione os principais pontos do seu plano!
Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
Nesta parte, você deve colocar todos os dados dos responsáveis que irão administrar o negócio. O ideal é adicionar seus conhecimentos, experiências anteriores e habilidades. Veja no final desta lição algumas dicas para escolher bons sócios para o seu negócio!
Dados do empreendimento
Você deverá adicionar nesta parte, o nome da empresa e o número de inscrição no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - se já estiver cadastrada. Se ainda não tiver o registro, coloque apenas o número do seu CPF.
Missão da empresa
A missão da empresa pode ser definida pela função que ela exerce em sua área de atuação, ou seja, é o motivo da sua existência hoje e também simboliza o seu ponto inicial, pois classifica e direciona o negócio.
Para definir qual a missão da sua empresa, analise qual o seu negócio; o que é importante para os empregados, sócios, fornecedores, e comunidade; o que é valor para o consumidor; e quem é o consumidor. Como exemplo, imagine uma locadora de veículos. Sua missão é oferecer soluções em transporte, através de aluguel de carros e sempre buscando a excelência.
Setores de atividades
Estabeleça qual o negócio da sua empresa e, depois, defina em qual (is) setor (es) sua empresa pretende atuar. Veja abaixo algumas explicações sobre os principais setores da economia:
Comércio
Essas são as empresas que já vendem as mercadores diretamente ao consumidor (comércio varejista) ou compram do fabricante para a venda no varejo (comércio atacadista). Como exemplos, podemos citar: loja de bolsas, papelaria, distrubuidora de bebidas.
Prestação de Serviços
O objetivo dessas empresas é oferecer o próprio trabalho ao consumidor. Como exemplos, podemos citar: lavação de carros, oficina mecânica, costureira.
Agropecuária
A atividade principal desse negócio está relacionado com o cultivo do solo para produzir vegetais (hortaliças, legumes, frutos, cereais, sementes, etc.) e/ou a criação e tratamento de animais. Como exemplos, podemos citar: apicultura, cultivo de morangos, criação de peixes, etc.
Indústria
O objetivo dessas empresas é de transformar matérias-primas em produtos prontos, manualmente ou com a ajuda de máquinas. Engloba desde o artesanato, até a produção de instrumentos eletrônicos. Como exemplos, podemos citar: marcenaria, confecção de roupas e sapatos, fábrica de móveis, etc.
Forma jurídica
A constituição formal é o primeiro passo para a existência de uma empresa. Porém, para isso, definir sua forma jurídica é fundamental. A forma jurídica indica o modo pelo qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros. Para as micro e pequenas empresas, a formas jurídicas mais comuns são:
Microempreendedor Individual (MEI): essa forma é para as pessoas que trabalham por conta própria e se legalizam como pequenos empresários. Sua inscrição pode ser feita gratuitamente pela internet (www.portaldoempreendedor.gov.br).
Empresário Individual: essa forma é para as pessoas físicas que realizam atividade econômica organizada para a produção ou circulação de serviços ou bens. Responde com o seu patrimônio pessoal pelas obrigações contraídas pela empresa.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): forma para empresas constituídas por uma única pessoa, que é o titular da totalidade do capital social. Neste caso, a empresa responde por dívidas apenas com seu patrimônio, e não com os bens pessoais do titular.
Sociedade Limitada: essa forma é indicada para um negócio composto por, no mínimo, dois sócios, sendo pessoas físicas ou jurídicas. Todos responderam solidariamente pela integralização do capital social, porém a responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas cotas.
Enquadramento tributário
O Simples Nacional é destinado às empresas que irão se beneficiar da redução e simplificação dos tributos, além do recolhimento de um imposto único. O enquadramento no Simples está sujeito à aprovação da Receita Federal e avalia a atividade e a estimativa de faturamento anual da empresa. Quanto à desburocratização, ao crédito e a justiça, acesso ao mercado, o estímulo à inovação e à exportação, a lei também prevê benefícios.
A pessoa jurídica com receita bruta anual igual ou menor que R$ 360 mil é classificada pela Lei como microempesa (ME). Porém, se a receita bruta anual for maior que R$ 360 mil e igual ou menor que R$ 3,6 milhões ela será classificada como Empresa de Pequeno Porte (EPP).
O Simples Nacional abrange os seguintes tributos e contribuições para as ME e EPP:
IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social Patronal.
Além disso, o Microempreendedor Individual (MEI) também foi criado, indicado para as pessoas que trabalham por conta própria e se legalizam como pequeno empresário, com receita bruta anual de até R$ 81 mil, optante pelo Simples Nacional. O MEI pode ter um empregado, que não pode ser sócio ou titular de outra empresa, e seu salário não pode ultrapassar o valor da base do sindicato. Independente da receita bruta, o recolhimento dos impostos e contribuições é feito em valor fixo mensal.
As empresas não optantes pelo Simples estarão sujeitas ao recolhimento dos seguintes tributos e contribuições:
IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social;
COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (para indústria);
ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercado (para indústria, comércio e serviços de transporte intermunicipal e interestadual);
ISS – Imposto sobre Serviços (prestação de serviços).
Capital Social
O capital social é representado por todos os recursos colocados pelos proprietários para a criação do negócio, como: dinheiro, ferramentas, equipamentos, etc. Ao conseguir elaborar o plano finaneiro do seu empreendimento, você irá saber qual o total do capital a ser aplicado. Se você tiver sócios, será necessário definir o valor do capital que cada sócio irá investir e o seu percentual.
Fonte de Recursos
Nesta parte você deverá definir de qual forma os recursos para a implantação da empresa serão obtidos. Você poderá contar com recursos próprios, de terceiros, ou com ambos, para o início das atividades. Recursos próprios incluem a aplicação por parte do(s) proprietário(s) de todo o capital necessário para a abertura do negócio. Já a busca de investidores ou de empréstimos junto a instituições financeiras está relacionado com os recursos de terceiros.
O Histórico da Companhia e/ou dos seus sócios
O histórico da companhia ou a experiência empresarial do empreendedor devem ser adicionados no documento. Pense como a ideia nasceu e como é que foi introduzida na companhia. Coloque se é uma empresa nova ou não e, se sim, por qual motivo se decidiu criar uma.
Adicione também de que forma é que a experiência passada dos empresários pode ajudar para o sucesso do projeto. Além disso, coloque o motivo pelo qual a companhia existe. Uma companhia é definida principalmente pela sua Missão de Negócio!
O Mercado
É fundamental saber definir o mercado para o novo produto em termos de dimensão, desenvolvimento, tipos de clientes e concorrentes. Coloque no documento a quantidade de clientes e qual a influência no mercado.
Pelo nível do consumo do produto numa dada cidade, país, grupo de países ou no mundo inteiro ou, alternativamente, em partes bem definidas de clientes com determinadas características, é possível avaliar o tamanho do mercado.
Tenha a certeza de que a fundamentação que está apresentando é sustentada em fatos e, sempre que possível, em dados de mercado criados por entidades credíveis.
Tenha cuidado, pois o mercado deve ser analisado por diversas fases: desenvolvimento - crescimento – maturidade – declínio.
Fique atento: o mercado de trem de ferro não funcionou até agora no Brasil porque sempre foi visto apenas como trem de ferro (locomotiva). Já em diversos outros países ele teve sucesso, pois foi analisado como meio de transporte, importante para a evolução e tecnologia.
Se a dimensão do projeto o justificar, envolva empresas de estudos e análise de mercado e faça análises específicas para este caso.
A nova ideia e o seu posicionamento no mercado (caso de financiamento necessário)
O importante é passar confiança aos potenciais financiadores, fazendo-os acreditar que este será um negócio financeiramente sustentável e que os executivos possuem as necessárias qualificações empresariais e de gestão.
É importante incluir um sumário dos mais recentes resultados comerciais (para casos de expansão), o estatuto legal do negócio previsto ou existente, um organograma e o currículo dos executivos destacando as experiências mais importantes para o projeto em avaliação e os objetivos da empresa.
O Projeto / Produto / Ideia
Faça um resumo do projeto e sumário das atividades a serem desenvolvidas. Nesta etapa, você deve resumir o desenvolvimento da ideia, adicionando os principais objetivos já atingidos. O destaque deverá ser dado ao produto/serviço, incluindo temas como licenças e/ou patentes, e também uma descrição exata do processo produtivo.
Lembre-se sempre de ser realista. Todas as etapas que você considerar importantes ao lançamento do produto/serviço devem ser descritas, e por cada ação.
Deve ser considerado também o tempo utilizado para cada atividade, com e sem constrangimentos, e considerado como tempo efetivo a soma dos dois.
Reserve sempre algum tempo e esforço adicional (20% do total) para a famosa margem de risco de implementação, ou seja, problemas e desvios não previstos.
Motivação e objetivos dos participantes no processo
Desenvolver um projeto é uma etapa que precisa de muita atenção. Quando um projeto começa, normalmente, apenas as pessoas que o promovem estão inclusas, além de sua motivação e força de vontade.
As causas da motivação podem variar muito e resultar de afinidades com o projeto, do conhecimento de mercado, da experiência profissional, do desejo de ganhar mais dinheiro e de considerações pessoais, como a possibilidade de ser útil, de criar empregos, de ajudar pessoas, etc.
Pontos importantes no desenvolvimento do projeto
Fazendo uma reflexão sobre os pontos críticos, será possível antecipar as ações necessárias e os recursos que deverão ser mobilizados, diminuindo os riscos relacionados ao projeto. A análise dos pontos deve permitir que os promotores se preparem para planos de contingência (ou seja, o que fazer se situações inesperadas surgirem), de forma a diminuir os riscos do projeto.
O Produto / Serviço
É importante saber explicar a tecnologia envolvida em termos simples:
―o que é o produto ou serviço
―porque é que as pessoas vão querer comprar
No caso de produtos que demandam a existência de um processo produtivo físico, com máquinas e materiais, por exemplo, é necessário detalhar este processo em todos os componentes necessários para o lançamento do projeto. A produção pode causar compromissos significativos com investimento de capital para espaço e equipamentos, o que pode necessitar de financiamentos elevados.
Dica: verifique a possibilidade e viabilidade de terceirização!
-> Analise todos os custos de produção.
-> Você que irá produzir o produto ou irá terceirizar esse trabalho?
-> Quais são os custos de produção?
-> Qual é exatamente o equipamento necessário e qual é o seu custo? Temos uma definição objetiva do processo produtivo?
-> Qual a quantidade de matéria-prima que precisa ser adquirida? Ela será armazenada ou comprada?
-> Quais são os seus fornecedores? Que relações tem previstas com eles?
-> Qual é o tempo de entrega após a ordem de compra?
Estratégia Comercial
Antes de tudo é necessário definir um preço para o produto. Será um pouco mais difícil se o produto ou serviço for algo completamente novo e diferente. Porém, é possível definir um preço com base no valor acrescentado que o produto irá oferecer ao seu consumidor.
Adicionando todos os custos relacionados à produção, marketing e distribuição do produto numa base unitária, temos então o valor mínimo para o produto. Este é o valor a partir do qual devemos estabelecer depois o valor final com base em margens típicas de mercado ou análises de valor adicionado percebido pelo cliente.
O Marketing é um procedimento que tem como objetivo identificar e avaliar as necessidades do cliente, e com isso definir uma estratégia clara para as satisfazer, envolvendo, se possível, profissionais com experiência nesta área.
Depois de decidir qual estratégia de Marketing usar, é preciso definir e implementar a cadeia de vendas. Verifique:
-identificação de clientes potenciais
-estratégia de vendas
-clientes alvo, de acordo com critérios de segmentação.
-logística
Um plano deverá ser criado, levando em consideração as ações a desenvolver, as forças de vendas a envolver, os distruibuidores, formas de aconselhamento, os agentes e a produção de meios publicitários. É importante que a gestão e monitorização deste plano sejam efetivas, por forma a proporcionar que são executadas as ações em causa, com a regularidade certa, e que os resultados são devidamente concluídos.
Projeções Financeiras
Toda empresa necessita de uma projeção financeira ao fazer seu plano de marketing, principalmente quando se busca ajuda de verbas para o empreendimento. Os investidores precisam saber se o planejamento faz sentido, e quando e como receberão seu investimento.
Benefícios
Ajuda a tomar decisões, determinar investimentos e comparar alternativas.
Ajuda a incorporar dados reais de acordo com cada período que termina, ao invés de usar apenas estimativas.
Ajuda a reunir dados quantitativos e calcular projeções de vendas, investimentos, receitas, despesas, lucros, impostos e fluxo de caixa.
Componentes (planilhas) da projeção financeira
Projeção de fluxo de caixa.
Custo dos levantamentos e pesquisas iniciais.
Custo de aprovações e certificações.
Custo de atender cada venda feita (fretes, impostos, etc.).
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